Serafin Teatro





terça-feira, 22 de novembro de 2011

Workshop para crianças: confecção de um boneco de fios.

  A maravilhosa magia do boneco pode ser usada como uma ferramenta válida na educação das crianças, pois, desde a nossa perspectiva, aquele que com a sua “simples presença” é um mediador possível entre a realidade e o imaginário, que provoca em cada espectador, seja criança ou adulto, o que poderíamos chamar de viagem introspectiva, uma vivência onde o impossível pode se tornar possível.
Assim, o objetivo deste workshop para crianças é duplo. Primeiro, é que através da experiência lúdica na experimentação com diversos materiais eles possam atingir o interesse pelas artes plásticas e pelo teatro de animação, além de acordar o manipulador inato que todos têm dentro. Segundo, a finalidade é formativa, pois a pretensão desta experiência fica na formação de público ou de plateias capazes de desfrutar e participar no que o teatro oferece como veiculo internalizador de cultura.

Mas, para isto resultaria muito apropriado que esta experiência possa ser feita em trabalho conjunto com os educadores habituais das crianças, sejam estes os professores ou os pais, segundo aonde seja a prática realizada, pois ao ser eles os colaboradores diretos, e estar inteiramente involucrados participando, as crianças poderão reproduzir e multiplicar os efeitos da experiência em outros formatos, além da duração da mesma.
Com este fim, se propõe uma experiência prática onde as crianças, depois de ouvir uma bela história contada pelo professor, e auxiliadas por ele e uma assistente, brincando com os materiais, constroem o boneco protagonista da história, uma cegonha feita de isopor, de goma Eva e fios.
Para finalizar a experiência, e já com as marionetes acabadas, a proposta é que por meio do jogo teatral guiado eles possam representar livremente, involucrando os seus corpos, suas vozes, seus talentos natos, e manipulando o seu boneco de fios, o que ouviram da história inicial misturado com o que as suas imaginações venham nós propor. 
Através de atividades individuais e em grupo pretende-se alcançar:
a)   Descobrimento do boneco na leitura de um conto em que é uma personagem.
b)  Intercambio com as crianças para avaliar o roteiro de seu interesse.
c)   Construção do corpo da marionete.
d)  Construção do comando da marionete com a colocação dos fios.
e)   Lembranças da história do conto.
f)   Jogo teatral guiado como momento de expressão livre.
g)  Boneco finalizado e dramatização improvisada do trabalhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário